O bairro
Grupo Desportivo do Viso - Hóquei em Campo
FAZ-TE SÓCIO E AJUDA O TEU CLUBE. ESTAMOS À TUA ESPERA!!

Bairro do Viso

Situado na zona industrial do Porto, o bairro do Viso, bem como outros locais pertencentes à Junta de Freguesia de Ramalde, sempre serviram de zona de dormida para os trabalhadores, muito deles precários. No início da industrialização da freguesia, essas habitações estavam organizadas nas chamadas “ilhas”, um tipo de alojamento também ele precário.

Entretanto, a evolução também levou a melhorias no que diz respeito às condições de quem mora no Viso. A habitação social marca de forma consistente o desenho urbanístico do bairro fundamentalmente a partir da década de 60, alguns anos antes da criação do Grupo Desportivo do Viso.

Fica entre a Rua Direita do Viso, a Estrada da Circunvalação, e a linha A do Metro do Porto (linha Azul ou linha de Matosinhos), na freguesia de Ramalde.

Pese embora acolher famílias de todos os estratos sociais e económicos, o Bairro do Viso tem uma conotação negativa. Muita da população pertence aos estratos socioeconómicos mais baixos para além de existirem alguns focos de criminalidade associados a este tecido social.